Escola Paulo Aguiar
Escola Paulo Aguiar
rua Clodomiro Amazonas, 743 sala -3 Itaim Bibi- São Paulo-SP

Curso de Samba Rock em dvd com Cláudio Nostalgia vol-4


video aula de Samba Rock
Aula de Bolero
Aula de Samba Rock em Dvd

Video de Samba Rock- Veja um trecho da aula

Aprenda a dançar Samba Rock Estrela vol.1 avançado com  Cláudio Nostalgia

O curso de Samba Rock Estrela , é  ensinado pelo professor  Cláudio Nostalgia integrante do projeto Dançar , passo a passo ,  contendo uma seleção de 10 passos  avançados , com uma duração de 60 minutos.

Passos de Samba Rock:

1-BÁSICO
2-COMBINAÇÃO DOS BÁSICOS
3-GIRO DA DAMA
4-GIRO DO CAVALHEIRO
5-GIRO DUPLO

6-CARACOL
7-BÁSICO DO ESTRELA DE COSTAS
8-GIRO DA DAMA
9-ENFORCAMENTO
10-GIRANDO 2 DAMAS

R$ 35,00

Origem do Samba Rock

A História do Samba Rock

Como falta literatura específica sobre o assunto, a fonte mais fascinante sobre a história do Samba Rock são os depoimentos de quem viveu e vive dentro do ritmo, como os Djs e produtores dos bailes que mantiveram a música e a dança sempre vivas.

Muitos defendem a seguinte definição: samba-rock é um estilo de se dançar. Essa definição explica muito bem o balaio de músicas de características muito diferentes, que são apropriadas no baile como samba-rock. Dança-se praticamente da mesma forma o balanço "Rational Culture", do Tim Maia, como os partidos do Grupo Favela ou Aniceto do Império, ou então hits de Rita Pavone, ou então um swing da orquestra de Perez Prado.

No final dos anos 50, os mais pobres ficavam de fora dos bailes das grandes orquestras. Criaram-se os Bailes com música mecânica, onde surgiram os primeiros DJs. Nestes bailes "democráticos" desenvolveu-se um estilo de dançar baseado nos rodopios do twist americano, mas este estilo de dança passou a ser utilizado para se dançar o swing, o R&B e outros estilos.

A começo e meio da década de 60 são marcados pela coexistência do "samba" pós bossa nova, configurado pelo samba-jazz, o fino da bossa, a bossa americanizada de Sergio Mendes, e da jovem guarda de Roberto e Erasmo Carlos. No meio desse caldo surge o mulato Jorge Ben, com um samba meio misturado, uma levada diferente de violão. O próprio Jorge chegou a denominar samba com maracatu...na verdade, era um samba misturado com rock. Dos primeiros discos com arranjos samba-jazz de Meirelles e Luis Eça, chega ao namoro com a Jovem Guarda no disco "O Bidu", e nos discos "Jorge Ben - 1969" e "Força Bruta - 1970", acompanhado pelo Trio Mocotó, seu violão encontra a levada de percussão que mais caracteriza o que iriam chamar de samba-rock: A cuíca, o pandeiro e a timba na levada do samba, mas acentuando rockeiramente o "dois e o quatro".

O nome "samba-rock” foi dito pela primeira vez por Jackson do Pandeiro, na música Chiclete com Banana, de Gordurinha. Jorge Ben nunca o empregou, mas o Trio Mocotó utiliza o termo até hoje, com muito orgulho. O tremendão Erasmo Carlos também contribuiu para o estilo, marcando presença com os clássicos "Mané João" e "Coqueiro Verde", imortalizada para sempre como samba-rock pelo Trio Mocotó.

O samba-rock passou a década de 80 e 90 praticamente fora da mídia. Tivemos sim, o estrondo de Tim Maia "Só Quero Amar" e de Jorge Benjor "W Brasil", mas uma febre de vendas mais ligada aos dois artistas do que a um estilo ou movimento. Mas, o samba-rock nunca desapareceu e esteve sempre firme e forte nos bailes black e bailes "nostalgia", de equipes de som tradicionais como Chic Show, Mistura Fina, Musicália, Os Carlos e várias outras.

Virou 2000 e o samba-rock voltou a ser admirado nos circuitos "descolados", universitários, entrou em trilha de programa da MTV, começou a voltar às festas "chiques" e para a mídia em geral. Por quê? Temos muitas e nenhuma explicação. É um balaio que envolve muita coisa: Os Djs europeus descobrindo Ed Lincoln como base para fazer Techno, o Rap utilizando clássicos black e samba-rock em suas bases e o revival dos anos 70 na moda e no design.

Mas o fato é que o Brasil está enxergando toda a riqueza musical e alto astral deste que não sabemos ao certo se chamamos de estilo, de movimento, de dança, de música: O samba-rock. Sai dançando!!!


Veja mais


outros dvds do Paulo Aguiar

Adquira toda as coleção de viedo aula de dança do Paulo Aguiar.São diversos Dvds de dança de salão de vários estilos, Vídeos didáticos passo a passo, desde o passo básico até o nível mais avançado. Dvds de alta qualidade.
Clique aqui para saber mais

Paulo Aguiar

Paulo Aguiar é empresário, proprietário da escola Paulo Aguiar, coreográfo e professor de dança.
É um dos pioneiros em vídeo aula de dança , auto ditada, desenvolveu dvds didáticos de dança com vários ritmos.

.Clique aqui para saber mais

escola Paulo Aguiar

Na Escola de Dança Paulo Aguiar, você tem aulas de Danças de Salão em grupo e particulares.
Método fácil com todos os estilos : Samba, Sertanejo, Vaneira, Bolero, Forró, Zouk, Salsa, Bachata e Valsa.

Clique aqui e veja os horários

Sapatos femininos Paulo Aguiar

Sapatos e sandálias com vários tamanhos de salto e feito a mão em verniz, pelica e camurça. São modelos diferentes para Noivas, cantoras, dançarinas e Passistas.
Clique aqui para ver outros modelos

Sapatos MASCULINOs Paulo Aguiar

Sapatos masculino em verniz e pelica com sola de couro. São modelos diferentes de Sapatos, sapatos bicolores, sapatos para Noivos, dançarino, cantores, Bispos e Pastores.
Clique aqui para ver outros modelos

Chapeus para shows de danças de salão

Chapéu Social, Chapéus para shows de Musical, Shows de dança, Show de samba, Show de tango e
country, muito charmosos e elegantes...adquira logo o seu.

Clique aqui para saber mais